top of page

Por trás do Elefante

WhatsApp Image 2022-03-08 at 21_edited.jpg

Olá! Eu me chamo Isabela, gosto de ser chamada de Bela, Isa, Belinha... como você preferir! Sou do Rio, flamenguista, bem carioca mexxxxmo!

Sou psicóloga, me formando em arteterapia, como uma forma de integrar a paixão pela arte à minha profissão, e finalizando uma pós-graduação do Pedro II em Ensino de Artes Visuais.

Desde pequena, sou ligada à arte - comecei desenhando os personagens de desenho animado, entrei no curso de desenho, passei bons anos lá, onde aprendi também aquarela, pastel e pintura a óleo. E, mais tarde, na UERJ (meu xodó), na CoArt (mais xodó ainda), aprendi a encadernar! E aí pronto... não parei mais, fui me reinventando, aproveitando o que eu aprendi de várias formas diferentes e tentando cada vez mais escutar minha intuição e minha criatividade! Às vezes a gente deixa essas duas parceiras de lado, né?!

 

E o Elefante de Tênis veio a partir dessa intuição, junto com a encadernação! Oficialmente com esse nome, em 2020. Mas mais oficialmente meeeesmo, em 2022, quando registrei a marca! E uma das coisas que eu mais amo por aqui (e pelo Instagram) é o contato que a gente tem! A colaboração, as piadas internas que a gente cria, as brincadeiras e como vocês (os elefãtes) vão embarcando comigo! Sabe, todas as aulas de desenho ou artesanato que fiz foram sempre em grupo, trocando, cantando, ouvindo música... Então ter essa troca com vocês faz toda diferença, traz uma calmaria pro trabalho. 

O elefante vai levando a gente pelos caminhos tortos, ondulados, confusos e floridos da criatividade, então... 

Vem com a gente nessa caminhada?

Com quem eu aprendi

Minha trajetória foi marcada só por mulheres incríveis!

Minha primeira professora de desenho e pintura foi a Lucia Belo. Foram 7 anos com ela, então o tanto que ela teve paciência comigo, com a minha rigidez e teimosia não tá escrito... E ela foi fundamental pra mim, pro meu crescimento, pra eu confiar mais em mim, no desenho... e no afeto!

A Camila Valladares foi quem me ensinou a encadernar, lá na CoArt - UERJ! Com ela eu realmente precisei abrir mão das minhas manias, medições e comecei a entender que pra criar, a gente precisa confiar e experimentar!

Com a Chiara Bozzetti (com ela, já foi online, por conta da pandemia), me aperfeiçoei muito na aquarela, principalmente em aquarela floral, que ela é craque!!

Ainda online, fiz aula também com a Andréia Salomão (do Lá na Vila, em São Paulo) para aprender a fazer álbuns. Ela também teve bastante paciência com o tanto de dúvida por mensagem, rs.

A Luisa (do Canteiro de Alfaces - aqui gostamos de nomes inusitados!), como uma boa aquariana, me fez sair da caixinha meeeesmo! Com ela aprendi as costuras mais diferentonas, algumas que ela mesma inventou, num espaço super acolhedor, gostoso e de parceria, lá na Escola de Artes Têxteis (@artetextil.rio), que foi também onde eu aprendi a costurar! Com a Carol Umbelino! Outra mulher maravilhosa que eu pude conhecer!

E, mais importante ainda, meu primeiro contato com a arte foi pela minha mãe, me convidando a fazer as oficinas de artesanato com ela, a visitar museus, cada vez mais me encantando com seu amor.

A essas mulheres, eu sou muito muito muito grata, pela paciência, pelo cuidado ao ensinar, por ter me aberto mais possibilidades de explorar e confiar na minha criatividade.

logo com _.png
bottom of page